segunda-feira, 13 de novembro de 2017

"Os desertos são férteis ao coração"

Faltam 13 dias...

"Os desertos são férteis ao coração

Queremos renascer mas não queremos morrer, queremos ser fortes mas não queremos ser frágeis. Sonhamos castelos e zangamo-nos quando só encontramos pedras no caminho, por só encontrarmos dificuldades. Já pensámos olhar as pedras da nossa vida com os olhos de Deus?
Pedimos a Deus um castelo e zangamo-nos quando Deus nos dá a matéria-prima. Precisamos de olhar as pedras como matéria-prima de castelos. Fernando Pessoa dizia: “Pedras no caminho guardo-as as todas um dia construo um castelo.” Deus é quem torna as dificuldades num degrau de um caminho de felicidade até ao nosso sonho, à nossa missão.
 
Talvez em alguns momentos a vida não seja mais que uma travessia de um deserto em que a floresta e o sonho sejam pura miragem. Ousemos percorrer esse deserto. Jesus caminhou no deserto 40 dias e 40 noites e depois permitiu que o matassem para alcançarmos amor. Quantas sementes já tiveram de morrer para que árvores lindas nascessem? Deixemo-nos morrer. Atravessemos o deserto. Khalil Gibran escreveu “da mesma forma que o amor vos coroa, assim ele vos crucifica. E da mesma forma que contribui para vosso crescimento, Trabalha para vossa poda.”. Deixarmo-nos podar por Deus não é mais permitir-nos ir com Ele. O caminho da felicidade também envolve a travessia do deserto. Mas não duvidem que como diz D. Hélder da Câmara o deserto é fértil. O deserto é fértil ao coração. Por isso olhemos os obstáculos, encontremos-lhe outro sentido. Aceitemos percorrer o deserto. Deixemo-nos habitar pelo silêncio em que Deus nos fala, nos olha e nos ama. Então, as pedras serão castelos, sementes serão flores e os obstáculos serão caminho para o sonho.
 
Se queremos renascer, se queremos uma vida nova devemos deixar-nos moldar por Deus. Temos de deixar-nos ser como o vaso de barro partido que por ser partido deixava cair água pelo caminho. A senhora que o carregava chegava a casa sempre com o vaso a meio. Quando cansada quis comprar um novo, inteiro, olhou e viu o caminho que percorria cheio de flores. Afinal se o vaso não se tivesse partido não havia agora um bonito jardim. Deixemo-nos ser o vaso partido. Façamos das pedras, degraus. Façamos da tempestade a chuva que precisávamos para fertilizar o nosso coração."

Paula Ascenção
13 novembro 2017

Muitas vezes vivemos momentos de deserto.
Um deserto difícil de ultrapassar. 
Mas se Deus o coloca no nosso caminho é porque, talvez, o tínhamos de ultrapassar. 
Precisávamos de passar por ele.
Sim, precisávamos! Porque secalhar não nos estávamos a focar no essencial... Jesus Cristo. 
Agora, está na altura de nos deixarmos moldar. Deixarmos que Deus faça em nós maravilhas. 
Só assim encontramos o caminho da felicidade, que nos leva até Deus. 
Aceitemos percorrer este deserto na nossa vida, na nossa Associação de Acólitos. Aceitemos as tempestades. Simplesmente aceitemos. Mas também tenhamos a coragem de transformar os nossos desertos em terrenos férteis no nosso coração.


Mariana Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário