sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Acolitado na minha vida

Faltam 2 dias...

"A Associação de Acólitos de Peniche 
foi o meu primeiro e entusiasmante espaço 
de participação activa na vida da comunidade paroquial.

Deus chamou-me ao serviço do altar 
por meio do meu irmão mais velho, acólito também ele.
Creio ter entrado para os acólitos há 50 anos... (ver ficha)
Fui sempre muito apoiado por meus queridos pais : 
cristãos muito comprometidos na fé. Militantes.

Foram muitos os momentos que me iniciaram 
com profundidade e humanidade (guiado por Mons. Bastos)
na espiritualidade e no apostolado que ainda hoje 
me inspiram e me guiam:
as celebrações da Eucaristia como encontro pessoal com Cristo, 
os esperados ensaios litúrgicos para o tríduo pascal, 
as procissões com as quais mostrava publicamente meu ministério, 
as reuniões de formação ao sábado à tarde na sede, 
as muitas actividades desportivas (hóquei em campo e futebol), 
os retiros espirituais e campos de férias no Verão, 
os encontros vicariais de acólitos, 
as quintas-feiras santas na Sé Patriarcal (buscar os óleos), 
os numerosos convívios... os trabalhos para tornar a sede atraente 
e os trabalhos a nível da Direcção da Associação, com outros companheiros.
Na Associação aprendi o serviço gratuito, desinteressado e alegre à comunidade!

A experiência do acolitado marcou tanto a minha vida 
que nunca mais deixei o altar!
Parabéns pelos 60 anos!
Obrigado por se lembrarem de mim no vosso Aniversário.
Faz bem ao missionário saber-se ainda recordado na paróquia-natal
e sentir-se parte da história onde mergulha suas raízes 
e do mar salgado que habita a alma.

Rui, irmão dos acólitos Possidónio e Álvaro"

Padre Rui Pedro


Sem comentários:

Enviar um comentário